Nesse último verão eu fui surfar com uns amigos no Bonete, IlhaBela/SP. Acordamos cedo, colocamos as pranchas na caminhonete  e fomos até a praia do Curral pegar a lancha que nos levaria para nosso destino. Era o dia ideal para a aventura. Praia apenas com alguns grupinhos de pessoas, e a maioria eram mulheres (para melhorar ainda mais o dia), sol e ondas perfeitas. Não tinha como dar errado e realmente não deu. Pegamos altas ondas e ainda marcamos uma festa em casa à noite com um dos grupos de mulheres. Um dia quase perfeito, se não fosse por um simples acontecimento, mas que pelo menos me rendeu imenso aprendizado.

Enquanto estávamos surfando, uma onda que parecia ser perfeita começou a se formar no horizonte. Comecei a remar, mas logo dei uma diminuída no ritmo. Meu amigo, que estava voltando para o outside e tinha uma imagem melhor do que a onda iria fazer apenas gritou: “Vai, não para!”. Mas já era tarde demais e tudo o que me restou foi puxar o bico da prancha. Eu deixei aquela onda passar.

surf onda arrisque viver

O que aconteceu naquele momento? Como deixei passar uma onda daquelas? Uma única palavra responde estas e muitas outras questões a respeito do que aconteceu: HESITAÇÃO. A hesitação acabou com o que poderia ter sido uma grande história, na verdade, ela impediu que ela sequer se iniciasse.

Isso não quer dizer que hesitar seja uma palavra ruim. Algumas vezes é até bom, uma demonstração de inteligência e sabedoria, principalmente na hora de falar. Mas tem momentos em que é necessário uma ação imediata e, se você hesitar por um segundo, corre o risco de perder grandes oportunidades.

O custo da hesitação

Assim como eu perdi a oportunidade de surfar no que parecia uma grande onda, muitas pessoas também acabam perdendo muitas oportunidades pelo simples fato de hesitarem a tomar alguma ação. Deixamos de fazer algo pelo simples medo de errar. Enganamos a nós mesmos e quando nos encorajamos a, enfim, tomar uma atitude, a oportunidade já passou. E isso acontece com todas as coisas na vida, nos negócios, em relacionamentos e até em um simples dia de surf.

Até mesmo o simples ato de começar a pensar no que poderá acontecer, já nos deixa em uma posição inferior a que estávamos. A hesitação faz com que tenhamos duvidas se é certo ou errado, se vale ou não a pena e, a cada segundo que passa, nosso medo e insegurança vai aumentando.

Encare a vida como se não tivesse nada a perder

O fato é que se você quiser obter grandes resultados é preciso correr alguns riscos. Hesitar te deixa em um patamar seguro, mas é realmente isso que você quer? Se sim, tudo bem, você continuará vivendo sua vida e tendo sua mesma rotina de sempre. Você dificilmente irá conseguir grandes feitos, porque terá medo de agir, de fazer coisas que ainda não foram feitas e dar um passo a frente na sua vida, já que tudo isso irá te submeter a grandes riscos.

Tomar riscos e fazer escolhas são parte da nossa vida. A única maneira de descobrir se alguma coisa vai dar certo ou não, é apenas fazendo. Depois da onde que deixei passar tenho procurado a adotar a postura de “melhor me arrepender do que eu fiz do que pelo que eu deixei de fazer”. Posso dizer que eu simplesmente aprendia a confiar mais em meus instintos e em minhas atitudes do que em minha própria mente, que muitas vezes tenta me fazer temer algo que eu ainda não tenho.

sim não arriscar viver

Um bom exemplo disso é:

“Se você for falar com aquela garota que você achou atraente, ela pode te rejeitar e pensar que você é uma idiota.”  Mas será que isso realmente é um problema. Será que ela te rejeitar e achar que você é um idiota realmente importa? Se você não namora e nem esta ficando com ela, o que você ira perder? Nada. Você não irá perder exatamente nada mas, ao invés, terá a chance de terminar a noite com uma garota que te chamou a atenção.

Entenda que ao começar a arriscar e tomar atitudes sem hesitar, muitas vezes você será criticado, vão te falar que você é louco e que isso é errado. Entenda que estes que tentam te “impedir” são aqueles que mais hesitam, que mais tem medo. É muito mais fácil para as pessoas assistirem de fora do que realmente jogarem o jogo.

 

instagram viagem surf skate
Caso você queira saber mais e ficar atualizado sobre o Vida Outside siga o Instagram @thmancini e se cadastre no campo abaixo.

Você receberá dois emails mensais contendo os melhores textos, vídeos e novidades da semana sobre aventuras, surf, skate, esportes radicais e viagens.

(sua privacidade é garantida e livre de spam)



Comentários

comments