Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é a maior ilha marítima do Brasil e um paraíso para o turismo. Um destino que agrada desde grupos de amigos procurando agitação, aventureiros em busca de adrenalina e de imenso contato com a natureza, até casais em lua de mel ou passeando com os filhos. Não podia ser por menos. A ilha, que faz jus ao seu nome, possui aproximadamente 40 praias, mais de 300 cachoeiras de todos os tamanhos e Mata Atlântica intacta, com costões que abrigam uma diversificada vida marinha, com peixes, tartarugas e golfinhos.

Os atrativos de Ilhabela são diversos e tem como ponto de partida a chegada. Uma balsa que parte de São Sebastião é a porta de entrada da ilha. Com uma travessia que dura cerca de 15 minutos é possível ir digerindo sua costa enquanto se aproxima, e ir se preparando para aproveitar as diversas atividades que a ilha oferece. Confira algumas das opções que Ilhabela oferece para aqueles que buscam por aventuras, badalação ou apenas desfrutar de um ambiente sossegado em contato com a natureza:

ilhabela turismo de aventura

destino ilhabela turismo de aventura

Bonete, Ilhabela

A balsa para Ilhabela

A balsa costuma funcionar 24 horas por dia e sai do porto de São Sebastião de meia em meia hora durante o dia e de uma em uma hora na madrugada, mas este intervalo pode mudar dependendo da temporada. Seu trajeto dura em média 15 minutos. Durante o verão é possível que a fila tanto para sair como para entrar na ilha estejam enormes, costumando chegar a mais de 2 horas de espera. Nesta época o indicado é se programar mesmo para fugir destes horários de pico ou então marcar um horário pelo site da Dersa: http://www.dersa.sp.gov.br/travessias.

Praias e Cachoeiras

Com aproximadamente 40 praias e mais de 300 cachoeiras será praticamente impossível passar por Ilhabela e não se refrescar em suas águas. Com relação as praias pode-se separá-las em dois grupos: as voltadas para o continente e as que ficam em mar aberto.

As primeiras são urbanizadas, em sua grande maioria com rua asfaltada, estacionamentos, sinal de celular, quiosques, como você já deve estar acostumado. Entre estas se destacam a do Curral com toda sua agitação e ideal para quem quer ver e ser visto; a badaladíssima Feiticeira com suas mansões e mistérios; a Ilha das Cabras com sua reserva marinha e a estatua de Netuno no fundo do mar, ideal para mergulho; o Perequê com um ambiente mais urbano e próximo de quase tudo; a Pedra do Sino onde fica a misteriosa pedra que soa como um sino quando golpeada; Armação com seus ventos bons para os esportes marítimos; e mais diversas praias cada qual com sua peculiaridade e atratividade.

ilha cabras ilhabela praia aventura mergulho

Ilha das Cabras, Ilhabela

Já as praias que ficam em mar aberto possuem como principal característica seu ambiente mais selvagem. Frequentada por surfistas, turistas e aventureiros estas praias possuem o acesso dificultado, o que garante paisagens totalmente naturais e praticamente intocadas. As duas mais conhecidas são a Praia dos Castelhanos e aPraia do Bonete. Esta primeira é a maior de Ilhabela e que para chegar é apenas por barco ou um veículo 4×4 para encarar a estrada nada fácil que atravessa a ilha. Já para chegar no Bonete é através de barco, desde que as ondas não estejam muito grandes, ou então ter disposição para caminhar 4 horas que são facilmente compensadas pelas paisagens, cachoeiras e a própria praia que é considerada uma das mais belas do litoral norte de São Paulo.

Mas mesmo com todas estas lindas praias vale incluir algumas cachoeiras em seu roteiro. Com destaque para a cachoeira da Laje, na trilha para o Bonete, com suas piscinas naturais cristalinas; a cachoeira da Toca, com acesso pela estrada de Castelhanos, com sua forte ducha de 3 metros e suas diversas quedas possíveis de escorregar; a cachoeira do Gato, também com acesso pela estrada de Castelhanos, com 50 metros de queda que formam transparentes piscinas naturais; além de diversas outras cachoeiras, algumas com acesso mais fácil e outras que necessitam um pouco mais de disposição, mas que valem muito a pena.

ilhabela viagem aventura

Aventuras e Esportes

Assim como a imensidão de praias e cachoeiras que a ilha possui, a quantidade de esportes e lugares para se aventurar não deixam a desejar. Sua rica fauna e flora garantem um ambiente selvagem, ideal para aventuras ecológicas e a prática de esportes em contato com a natureza.

Para começar tem-se a grande variedades de esportes marítimos praticáveis. Os ótimos ventos ideais para prática de esportes como windsurf, vela e kitesurf. Considerada a capital brasileira da vela, os picos indicados para a prática são: a praia da Armação, do Perequê, do Engenho D’Água e o largo da Ponta das Canas. Já para os que querem boas ondas para surfar a pedida são as praias da ilha voltada para mar aberto, como a praia de Pacuíba e Bonete. Ou então se sua vontade for apenas curtir uma visão da Ilhabela privilegiada vale a pena remar por suas praias de caiaque ou Stand Up Paddle.

turismo ilha bela

O mergulho também possui bastante destaque, muito por conta dos misteriosos naufrágios ao redor da ilha e da grande variedade de fauna marinha. Mas se você quiser um mergulho mais light, ou então iniciar na atividade, seu destino é a Ilha das Cabras e seu Santuário Ecológico. Nela além da imensa variedade de vida marinha, você verá também uma estátua de Netuno que está a 8 metros de profundidade e um pequeno recife artificial próximo ao local.

Para os apreciadores de trekking, mountain bike, motocross e de off-road Ilhabela também possui seus atrativos. São mais de 20 opções de trilhas possíveis para conhecer sua viva fauna e flora e quase todas com direito a um banho de cachoeira para refrescar. Já para os Jipeiros de plantão uma grande atração é a estrada de Castelhanos com quase 30 km que levam desde o nível do mar até uma altitude de 800m.

Além disso também é possível praticar rapel em algumas de suas cachoeiras, como a dos 3 Tombos que possui aproximadamente 40 metros de queda, entre outras atividades como arvorismo, escalada, tirolesa, cavalgada, slackline e pesca. Com tudo isso de opção o melhor mesmo é aproveitar para fazer coisas novas viver novas experiências.

A Vila e sua agitação noturna

É aqui que todos se encontram depois da praia, seja para jantar, passear ou beber. A rua do meio, centrinho ou vila mesmo é o centro histórico de Ilhabela com diversas opções de restaurantes, lojas, bares e baladas que agradam aos diferentes grupos. Para aqueles que querem apenas beber e jogar conversa fora ao som de violão existem alguns quiosques na beira das praias que costumam funcionar a noite, ou então uma boa opção é o Bar São Paulo localizado na rua do meio do centrinho. Praticamente impossível passar por lá e não reparar ou então parar para curtir a música. Com uma proposta um pouco diferente tem o Irish Pub que procura trazer a cultura dos famosos pubs irlandeses para a ilha.

Já para aqueles que querem mais agitação Ilhabela também não deixa a desejar. As opções ficam entre o Estaleiro Bar e o Creoula Bar, mas não é muito difícil decidir em qual ir, já que eles possuem seus estilos bem definidos. O Estaleiro proporciona uma noite legítima de Ilhabela com jovens que querem curtir uma boa musica ao vivo junto de pessoas bonitas. É nesse bar que os grandes músicos da ilha e do litoral norte se expressam e proporcionam momentos únicos. Já para quem vai em busca de um clima mais balada mesmo a escolha é o Creoula Bar, onde as batidas da música eletrônica agitam a galera até o sol nascer.

ilha bela praia viagem

Quando ir e onde ficar em Ilhabela

Ilhabela é capaz de conquistar seus visitantes durante todo o ano, mas é durante o verão que o agito toma conta da ilha. Proporcionando diversas opções para passar o ano novo, as filas são inevitáveis, assim como durante o carnaval que o clima festivo e jovem invadem de vez a ilha. Se a sua vontade é encontrar um destino tranquilo é melhor aproveitar durante os outros meses do ano. Ou ir no inverno mesmo, durante o mês de julho, e poder curtir a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, a maior deste gênero da América Latina.

Com relação a acomodação a ilha oferece um “lar” para todos os gostos. Com cerca de mais de três mil opções entre hotéis cinco estrelas e pousadas é possível encontrar lugares à beira de rios e cachoeiras ou então campings e chalés á beira mar. Seu único trabalho é escolher que tipo de viagem pretende ter e procurar um local que adeque-se ao seu roteiro.

aventura ilhabela

Por fim, só resta mesmo é aproveitar e se preparar para ser conquistado por esta charmosa e badalada ilha do litoral paulista cheia de atividades e belezas naturais para oferecer. E uma última dica é para não esquecer do repelente. Mesmo que a quantidade de borrachudos tenha diminuído, e bastante, eles ainda estão presentes principalmente nas praias mais selvagens.

 

instagram viagem surf skate
Caso você queira saber mais e ficar atualizado sobre o Vida Outside siga o Instagram @thmancini e se cadastre no campo abaixo.

Você receberá dois emails mensais contendo os melhores textos, vídeos e novidades da semana sobre aventuras, surf, skate, esportes radicais e viagens.

(sua privacidade é garantida e livre de spam)



Comentários

comments