O que você gosta de fazer em sua hora de lazer? O que você costuma fazer naqueles dias que não tem trabalho e nenhuma obrigação a ser feita? São exatamente nestes momentos que grande parte das pessoas se aventuram na pratica de esportes radicais. Pode parecer coisa de louco transformar um dia que deveria ser de descanso em um dia ainda mais movimentado do que os outros, mas pode ter certeza que isto faz o maior sentido do mundo.

kite surf esportes radicais

Os esportes radicais recebem este nome por contarem com um elevado grau de incerteza, risco e superação. Uma das principais diferenças deste tipo de esporte é exatamente esta situação de perigo e medo que são proporcionados por eles, estimulando a liberação de adrenalina em nosso corpo. É este o motivo das pessoas procurarem praticar estes esportes de aventuras em seu tempo livre; esta fuga da rotina diária e “poluída” para mergulharem no universo da natureza e das emoções.

Quem pratica esse tipo de esporte sente uma sensação ímpar de liberdade que, junto à aventura, o enfrentamento de seu medo e a adrenalina, acabam sendo como uma terapia e alivio para o estresse acumulado durante a semana. O que acaba sendo um meio muito mais eficiente e benéfico para renovar sua mente e corpo, do que apenas passar o dia descansando e assistindo televisão. Além disso, a pratica destes proporcionam uma sensação de bem-estar muito forte e um aumento da auto confiança dos praticantes que se desafiam e conseguem se superar nos obstáculos impostos por estes esportes.

É este desafio e superação que acabam sendo “viciantes” e motivam as pessoas a praticarem esportes radicais. São esportes que exigem dedicação, respeito, coragem e senso de responsabilidade. Isto, junto com a busca pelos próprios limites e a superação dos mesmos acabam servindo de lição para a vida do praticante. E os benefícios não param por ai, eles também são físicos.

Atividades como rapel, surf, montanhismo, paraquedismo, por exemplo, acabam exigindo e trabalhando diversos grupos musculares do corpo, o que faz com que melhore a coordenação motora, aumente a força de nossos músculos, melhore a nossa flexibilidade, equilíbrio, agilidade e concentração e, consequentemente, aumenta nossa auto confiança e auto estima.

esportes radicais surf

O fato é que fomos feitos para utilizarmos o verdadeiro potencial de nosso corpo e não apenas ficar sentado em um escritório, assistindo televisão ou no transito. Quando praticamos algum tipo de esporte, trabalhamos tanto nossa mente como nosso corpo de maneira absolutamente prazerosa e estimulante.

Por todos estes motivos, nas próximas semanas, estarei colocando os benefícios, junto com dicas próprias, para esportes radicais específicos. Comente qual esporte você pratica ou qual gostaria de praticar para que possamos não só ajudá-lo mas, principalmente, motivá-lo e estimulá-lo em sua prática. Já que estes são esportes extremamente benéficos e que nos proporcionam diversas lições de vida, assim como nos ajuda em nossa auto descoberta, e nos ensina a nos sentirmos confiante e estimulados em deixar nossa zona de conforto.

 

instagram viagem surf skate
Caso você queira saber mais e ficar atualizado sobre o Vida Outside siga o Instagram @thmancini e se cadastre no campo abaixo.

Você receberá dois emails mensais contendo os melhores textos, vídeos e novidades da semana sobre aventuras, surf, skate, esportes radicais e viagens.

(sua privacidade é garantida e livre de spam)



Comentários

comments