O mais importante você já tem, que é você mesmo, a sua própria pessoa e não é preciso ninguém além de você mesmo para aproveitar a vida. Ouso contrariar o grande mestre Tom Jobim em uma de suas maravilhosas músicas, que diz “É impossível ser feliz sozinho”, e afirmo: É possível sim ser feliz sozinho.

Recebemos diariamente a mensagem de que estar sozinho é o maior pesadelo do mundo. Almoçar sozinho? Odeio. Ir ao cinema sozinho? Que loucura. Viajar sozinho? Pior ainda. Ir a um festival sozinho? Manda internar. A solidão é tratada nas mídias como uma doença, um problema da pessoa de se socializar mas, será que é realmente isso? Será que ninguém basta em si próprio? Faz sentido isso?

Não, não faz sentido. Isso nos leva a depender sempre dos outros para sermos felizes e até para aproveitarmos a vida. Se seu companheiro não quiser ir fazer uma trilha com você, então você não vai porque estará sozinho e sozinho você não conseguirá curtir? Que loucura.

surf sozinho aventura feliz

“Se você não consegue ser feliz sozinho, não conseguirá ser feliz com ninguém.”

Parece até que a vida é um ciclo inquestionável e imutável. Nascemos, estudamos, conhecemos alguém, namoramos, trabalhamos, nos casamos, temos filhos e assim caminha a vida, na forma mais tradicional e antiquada. Aquele que, por algum motivo, desrespeitar alguma dessas etapas é visto como uma pessoa de outro mundo, como se a pessoa tivesse o demônio dentro de si e fosse totalmente introvertida. ”Coitado, ele já tem 40 anos e ainda não se casou, vai morrer infeliz”. É o que essas pessoas costumam pensar. “Ele deve ter algum problema, já pensou em levá-lo para um psicólogo?”…

Mas qual a relação entre as palavras relacionamento e ser feliz? Nenhuma e, acredito, que no futuro as pessoas começaram a aceitar mais esse tipo de vida “solitário”. As obrigações serão outras, deixando de lado a formação de uma família feliz. A solidão deixará de ser tratada como um problema e passará a ser uma opção da pessoa, que é o que ela realmente é. Se a pessoa está sozinha, solteira,é porque ela prefere este estilo de vida que não é dependente de ninguém a não ser de si mesmo.

Precisamos de pessoas por perto? Sim, mas não de um relacionamento amoroso. Definir seu status como “casado” ou ”solteiro” deve passar a ser visto como uma opção e não mais uma “obrigação”. Até porque, para ser feliz basta a si mesmo.

Não estou falando pra você só começar a andar sozinho a partir de agora. Ter amigo e até mesmo um relacionamento é bom, é maravilhoso, mas não são todos que irão topar uma aventura com você. Vou usar de exemplo em um mochilão. Você tem vontade de botar as mochilas nas costas e rodar a Europa mas nenhum amigo ou mesmo conhecido topa ir com você, o que você faz? Não vai? É disso que eu estou falando, de não se prender a uma companhia. Vá fazer o mochilão, te garanto que por mais que você vá sozinho, você nunca estará realmente sozinho!

A horrível sensação de se estar sozinho

Eu entendo também que para muitas pessoas, estar sozinho em um lugar onde todos estão em grupos é algo constrangedor. Por isso vou dar uma dica para vocês. Vá para um lugar em que todos estão em grupos de amigos e fique sozinho. Você se sentirá mal, desconfortável e irá querer sair na hora. Agora vá para o mesmo lugar sozinho mas imagine que você está esperando alguém, um amigo, conhecido, não importa. Apenas imagine que você está lá com uma finalidade, um objetivo e que você não ficará mais sozinho por muito tempo até porque, você esta esperando alguém, não é mesmo? A sensação mudou, você não se sente mais desconfortável porque sua companhia deve chegar a qualquer momento.

Essa é uma boa técnica para aqueles que não se sentem confortáveis sozinho começarem a se sentir um pouco melhor. A partir de agora, não tenha medo de ir em um lugar que você quer sozinho, alguma festa. Lógico, chame seus amigos, é sempre bom estar com ele, mas não deixe que o caso deles não poderem, seja qual for o motivo, te impedir. Vá sozinho, seja mais um desses “loucos” e, quando chegar ao local, pense que você está esperando alguém. Mas enquanto “espera” vá buscar uma bebida, de uma volta, converse, nada de ficar introvertido ou tímido. Tenha a cara de pau e puxe conversa com as pessoas, te garanto que elas serão receptivas (pelo menos a grande maioria). Ah, e nada de ficar mexendo no celular também viu!

Aprenda a se sentir confortável com a sua própria presença seja qual for o ambiente e te garanto que você nunca estará realmente só.

ps* Todas as coisas que eu citei acima (almoçar, viajar, ir ao cinema, etc) eu já fiz sozinho. Até em um festival já fui sozinho, porque quem iria comigo ficou doente no dia e eu não queria perder. Será que eu sou estranho por causa disso?

 

instagram viagem surf skate
Caso você queira saber mais e ficar atualizado sobre o Vida Outside siga o Instagram @thmancini e se cadastre no campo abaixo.

Você receberá dois emails mensais contendo os melhores textos, vídeos e novidades da semana sobre aventuras, surf, skate, esportes radicais e viagens.

(sua privacidade é garantida e livre de spam)



Comentários

comments